Idiomas

  • Español
  • English
  • Português
  • Italiano

Datos Top BR

Telefone:

+51 84 782792

E-mail:

info@wayraqperu.com

Redes Sociales

facebook g-plus twitter whatsapp trip-advisor youtube

/WayraqPerú

Sacsayhuaman

  • from US$

Estilo de viagem
Altitude Máx.
Alojamento
Nível de atividade
Tamanho do Grupo

Sacsayhuaman, ou como escreve-se corretamente na língua quéchua, Saqsaywaman, é todo um parque arqueológico composto por muitos outros sites arqueológicos mais pequenos, e formações naturais que foram usadas com a mesma finalidade tirando vantagem das rochas do paisagem, porém, este lugar e muito famoso pelas suas construções megalíticas do setor  principal, compostas de 03 níveis que mesmo impressionam ainda nossa sociedade moderna que acredita-se capaz de tudo.

Para nossos dias e um lugar que não pode se perder na sua visita para a cidade de Cusco, não somente como uma das maiores conquistas da arquitetura inca, se não porque ele mesmo e um dos sites mais impressionantes do mundo.

Este lugar representa uns dos maiores projetos arquitetônicos de Pachakuteq o famoso governante visionário que iniciou a construção deste santuário digno da grandeza com a qual ele sonhou, e todo em agradecimento ao deus sol.

Sacsayhuaman en Cusco

 

Localização

Sacsayhuaman, localiza-se na cidade de Cusco, aproximadamente a 02 quilômetros ao norte do centro histórico. O Parque todo tem por volta de 3093 hectares que se encontram em uma planície circundada das importantes montanhas sagradas conhecidas como apus e que tem os nomes de Cinca, Pachatusan e Ausangate.

Significado da palavra Sacsayhuaman

Há tradução mais famosa e aquela que indica que o significado da palavra e falcão satisfeito (Sacsa: satisfeito / Huamán: falcão ) apoiando esta teoria num episódio de combate histórico da rebelião de Manco inca, no qual ficaram muitos corpos mortos que foram aproveitados pelos falcoes que ficaram cansados de tanto comer.

O nosso equipo analisou o contexto desta tradução antes descrita, e embora fosse verdade que em Sacsayhuaman existem falcoes, eles não são comuns, e se tivéssemos uma paisagem cheia de corpos mortos não seriam eles quem os comeriam se não outras aves que em quéchua tem outros nomes.

A equipe Wayraq, muitos deles falantes de quéchua ainda como primeira língua, estabeleceram pela iniciativa do nosso líder Juan Bautista Yupayccana uma segunda opinião da tradução deste nome, a qual e está:

Sacsa:

Ou Saqsa como teria que se escrever corretamente em Quéchua, efetivamente significa satisfeito ou saciado, mas estes são somente um dos seus significados, outras das suas interpretações indicam um lugar ou cosa cheia ou repleta. Por exemplo os camponeses em Cusco chamam Saqsa Sara a um milho cujos grãos estão repletos, e esta palavra e muito comum.

Huamán:

A palavra Huamán ou Wamán além de ter o significado de falcão e também um sobrenome muito difuso ou comum em Cusco e Perú ao qual se deu sempre esta interpretação, talvez e por isso que a significação de falcão e a primeira ideia que temos na mente quando ouvimos esta palavra . Porém, somente algumas pessoas sabem que esta palavra se utiliza também para nomeie as rochas que tem além significação sacra pra o povo onde encontram-se.

Então, tendo em conta os novos significados poderíamos traduzira palavra Sacsayhuman como: lugar o site cheio de pedras sagradas o qual faria muito mais sentido a esta interpretação.

Para que foi construído Sacsayhuman?

A visão grandiosa do império do sol que teve Pachakuteq, fiz ele iniciara a construção dum templo muito mais imponente que servisse principalmente ao culto do seu pai o Sol e de outros deuses aos quais eles serviram, assim, como parte do plano de construção da nova cidade de Cusco, começou a construção de Sacsayhuaman, a o qual os espanhóis chamariam “fortaleza” pelas rochas enormes que possui e os enfrentamentos que tiveram nesse tempo com os naturais pela posse de Cusco, porem e importante lembrar que a nossa equipe acha que Sacsayhuaman foi construído como santuário imortal para os deuses incas.

Puerta de piedra en Sacsayhuaman

Como chegar em Sacsayhuaman?

De Taxi:

Com um serviço de Taxi você poderá fazer a visita de não somente de Sacsayhuaman, também poderá visitar o mirante do Cristo Blanco e os outros centros arqueológicos que se encontram perto, como Tambomachay, Qenko e Pukapukara.

De Ônibus:

Tirar o ônibus coletivo para chegar em Sacsayhuaman e muito fácil, você somente tem que se dirigir  ao único ponto de ônibus que existe na rua Puente Rosario, aqui o único que tem que fazer e esperar o serviço dos ônibus chamados Cristo Blanco, o pessoal do ônibus ajudará você com as indicações que você precisa para descer.

Caminhando:

Também e muito fácil chegar caminhando a este impressionante centro arqueológico, leve tudo o que você precisa e vamos lá. Primeiramente você tem que se localizar na praça de Nazarenas  e iniciar a subida pela rua Pumacurco até chegar na rua Don Bosco na qual depois de alguns minutos encontrará a praça de San Cristóbal, continuando depois de alguns minutos você chegara no posto de controle do ministério de cultura, onde você terá que se identificar com o seu passaporte e o seu bilhete turístico de Cusco.

Com uma agencia de viagens

  • Serviço privado:

Você pode tirar um serviço privado com um carro privado somente pra você e também um guia, poderá fazer a visita não somente do Cristo Blanco, senão também será possível visitar Tambomachay Qenqo, Puca Pucara y Sacsayhuaman somente em meio dia. Se você precisa mais informações destes serviços clique aqui, lembre-se que temos também um serviço noturno muito interessante.

  • Serviço compartilhado

Já na cidade, fazendo um passeio na praza das armas você poderá encontrar muitas ofertas de serviço que em Cusco tem o nome de “Mirabus” eles fazem um roteiro diferente também muito interessante. Se você precisa mais informações clique aqui.

Torres de Sacsayhuaman

Arquitetura:

Projeto:

Sacsayhuaman e a cabeça ou parte principal dum projeto gigante que foi feito por seu arquiteto principal Pachakuteq, quem ao início do seu governo redesenhou a cidade com o fim de faze-la mais bela e grandiosa. Conta história que ele desenhou a ruas pessoalmente assim como deveriam se fazer e deu-lhe forma de Puma, que de acordo com a cosmogonia andina era um animal que representava o mondo presente ou Kay Pacha. Assim as estruturas que são parte da conhecida fortaleza cerimonial furam construídas como a parte superior da cabeça dum puma cujo corpo encontra-se desenhado nas ruas de Cusco

Descrição

O parque arqueológico de Sacsayhuaman está conformado como já falamos, por outros 33 sites arqueológicos menores, entre os quais ressaltam a fortaleça cerimonial principal que e o mais importante e que foi construído no redor duma montanha, que no seu flanco norte tem construídas 3 terraços de muros megalíticos pelos quais e  muito famoso, estes conseguem ate 5 metros e as usas rochas tem um peso aproximado de 90  a 150 toneladas e a maior delas pesa 350 toneladas!!!. Todas elas foram trazidas desde as pedreiras de Muyna Waqoto e Rumiqolqa, e fascinante mencionar que a mais distante delas fica a 20 quilômetros e que nas juntas nem e possível inserir uma agulha

Portas trapezoidais

Os Terraços construídos em forma de zig-zag conectam-se com escadas marcadas por impressionantes portas trapezoidais construídas também com rochas gigantes. Estas fascinantes portas de rocha ainda têm hoje ainda os nomes que tiveram no tempo dois incas: Tio Punmku, Acawana Punku e Wiraqocha Punku.

Torres:

Na parte superior dos três terraços ates descritos encontravam-se construídas três impressionantes torres desde as quais podiam se olhar toda a vele de Cusco, estes tenham uma altitude similar a uma construção atual de 4 pisos e um diâmetro de 22 metros. Estas torres tenham os nomes de Muyucmarca, Sayacmarca e Paucarmarca.

Os flancos este, oeste e sul furam também murados embora não assim velos como o flanco norte do qual já falamos, é necessário lembrar que a maior parte destes outros muros encontram-se  ainda abaixo da terra, isto porque os incas tenham o hábito de enterrar os edifícios que não usavam mais.

Hoje na parte superior dos três terraços encontram-se três cruzes católicas.

O trono do Inca:

A montanha que localiza-se em frente dos terraços principais também encontra-se murada de maneira que a sua estrutura  permite sustentar a montanha contra a erosão, entre todas estas estruturas  destaca-se o trono do Inca que e assim como uma bela cadeira lavrada finamente na rocha desde o qual destaca a acústica e domínio da visão de todo o complexo, tal vez durante a construção de Sacsayhuaman os incas que supervisionaram  os trabalhos sentavam-se aqui dando ordenes e indicações.

As chincanas

Uma das caraterísticas mais ressaltantes de todo o parque arqueológico são as “Chincanas” que são formações naturais na rocha calcárea que abunda muito aqui. As mais profundas furam já fechadas por ter registro de desaparições de pessoas e estórias fantásticas ao longo do tempo, porem a mais pequena delas está aberta e faz uma conexão em somente um minuto.

Slides ou Suchunas:

os slides ou “Suchunas” são formações naturais da rocha diorito cuja forma de slide furam um site de diversão para muitas gerações ao longo da história de Cusco e até hoje continuam se alisando por todos aqueles que chegam para brincar. Este site está localizado na parte posterior na montanha que se localiza exatamente em frente dos terraços principais.

Las Murallas de la fortaleza de Sacsayhuaman

Outros sites para visitar:

Existem em todo o parque arqueológico outros atrativos independentes, assim como Tambomachay, Pukapukara, A zona X (O único lugar no qual pode se realizar o passeio a cabalo  ) Qenqo e finalmente o Cristo branco, sete desde o qual pode se olhar toda a vale de Cusco.

O parque arqueológico tem também outros setes menores que não são muito importantes assim como também outros que ainda se encontram em processo de escavação arqueológica.

O festival do sol ou Inty Raymi:

No messe de Junho, hoje como parte das celebrações que se realizam em honor as festas de Cusco, se realiza cada dia 24 de junho a posta em cena do Inty Raymi ou Festa do sol, a qual consta de 3 partes, das quais a primeira, se realiza no Qorikancha ou templo do sol, continua depois na praça principal da cidade e finaliza no centro arqueológico de Sacsayhuaman. Para disfrutar deste espetáculo e recomendável fazer a reserva dum site em Sacsayhuaman pra o qual pode contar com a nossa ajuda. Se você precisar mais informações faz clique aqui.

História:

Este impressionante site iniciou a sua construção alguns anos depois da coroação de Pachakuteq que aconteceu aproximadamente  no ano 1438, e foi culminado já por Wayna Qapaq, o qual significa que precisaram quase 70 anos ou mais para finalizar, 70 anos nos quais foi preciso o trabalho de 20000 homes que chegavam de todas partes do império mediante o sistema das “mitas” (Sistema de trabalho nos andes que consistiu no trabalho pra o estado), para fazer os diversos trabalhos titânicos que consistiu não só no transporte  das rochas gigantes fracionadas de formas ainda incompletas que trouxeram desde diversa pedreiras como a de Muyna, Waqoto e Rumiqolqa, a última, que localiza-se  a quase 20 quilômetros deste lugar, senão também a impressionante tarefa de encaixa-los através de pacientes provas nas quais as rochas afinavam-se até o ponto que não hoje não e possível inserir uma agulha nas uniões. Quando os espanhóis chegaram no 14 de novembro de 1533, chegou junto a Francisco Pizarro chegou também Pedro Sancho de la Hoz quem foi o primeiro que escreveu sobre este impressionante site dizendo que foi obra d e demônios e não de homens. Porem e importante lembra que a descrição maior foi feita por Garcilaso de la Vega.

Encontramos outra referência durante o ataque  o ataque as tropas de espanhóis realizadas entre 1536 e março de 1537 pelo primeiro inca da rebelião Manco Inca, nela descreve o cerco de Cusco no qual Sacsayhuaman foi o último ponto de resistência do exército rebelde, até que já enfraquecidas as suas forças tiveram que se retirar até Calca. E justamente nestes acontecimentos que Cahuide, o general cujo nome original foi Tito Cusi Huallpa se fez famoso preferindo a morte antes de se render na defensa duma das torres que existiam aquele tempo nos terraços principais, e assim depois de lutar epicamente lançou-se desta torre, o seu valor e ferocidade foram muito reconhecido pelos espanhóis.

Posteriormente já com a irremediável caída da resistência inca, este site foi soterrado  como era tradição desde tempo pre-inca quando algum lugar não usava-se mais, além disso seguramente procuravam com isto, que o site não servisse mais aos espanhóis, e assim também a longo dos séculos seguintes  o site foi parcialmente destruído porque usaram as suas rochas para a construção de muitas igrejas que hoje são parte da beleza de Cusco , incluídas a catedral  da cidade e até o século passado também muitas casas da cidade. Todo foi assim até que finalmente Sacsayhuaman foi declarado patrimônio Cultural de Perú (11 de novembro de 1983 – Lei  N°23765

Em 1944 se celebrou por primeira vez a posta em cena do Inty Raymi ou Festival do Sol que se faz até nosso dias cada 24 de Junho de todos os anos, e neste mesmo ano, precisamente também o 24 de junho  iniciou-se a construção do Cristo branco de Cusco, uma imagem similar ao cristo de Corcovado do Brasil, que foi entregado em 1945.

O dia 3 de fevereiro do ano 1985 Sacsayhuaman foi cenário da coroação da famosa virgem do Carmen do povo de Paucartambo, cerimônia que presidiu o mesmíssimo Papa Juan Pablo II, todo entre uma grande multitude e uma chuva terrível.

Algumas curiosidades de Sacsayhuaman. 

E incredível mais o 70 % de todo o que foi realmente Sacsayhuaman ainda se encontra em baixo da terra.

Muitas das construções se encontram alinhadas com diversos corpos celestes como o planeta vênus, assim também com constelações como a da cruz do sul, e ainda mais com fenômeno solares como solstícios ou equinócios.

Um grupo de pesquisadores alemães, realizou no ano 2016 diferentes pesquisas nos chãos de Sacsayhuaman, e descobriram sim quer, que a densidade das rochas que encontravam-se  na base dos muros eram diferentes as demais, como si aquelas rochas tivessem sido feitas de alguma forma e cobertas de maneira tal que pareceriam ter uma casca, todas estas caraterísticas permitiam ter uma melhor flexibilidade entre o peso do muro e um possível impacto desde a terra produzido por um terremoto. A parte impressionante de todo isto, e que si supormos que os incas conheceram algum tipo de cimento, eles o usaram nas bases com fins técnicos, e que ainda assim continuaram com o difícil trabalho de esculpir aquelas rochas gigantes que são parte dos muros.

A impressão que as pessoas tem quando elas chegarem por primeira vez a Sacsayhuaman, faz elas pensarem que foi construído não por homes se não por outras criaturas, desarrolhando assim teorias fantásticas relacionadas com alienígenas ou extraterrestres, porem para poder entender como foi possível construir este impressionante lugar e preciso deixar de pensar como homes modernos, deixar também o nosso pensamento individual, porque este povo considerou o home como força de trabalho mais importante e o home entregava a sua vida toda na realização paciente de trabalhos que as vezes eram continuadas ainda por outras gerações.

Bilhete para Sacsayhuaman:

Para fazer a visita de Sacsayhuaman você deverá comprar um bilhete parcial (70.00S/) ou um bilhete completo de (130.00S/), que poderá adquirir no mesmo centro arqueológico. Lembre-se de comprar o bilhete que melhor se adapte às suas necessidades.

Click aqui se você precisar mais informações do bilhete.

Horário de atendimento

O centro arqueológico de Sacsayhuaman está aberto desde as 7:00 da manhã e fecha as portas as 18:00

Tempo

O tempo de Sacsayhuaman e o mesmo de toda a região de Cusco, porem, e preciso mencionar que tem ventos fortes e que são ainda mais fortes quando o sol vá caindo.

Colorida foto de Sacsayhuaman

Sem taxas de reserva de cartão de crédito!

Reserve com apenas 30%

Consultas e dúvidas

    Consultas e dúvidas









    Pagamentos com

    Antes

    Agora $ por pessoa

    Afiliaciones

    Galeria de Fotos

    GALERIA DE FOTOS

    « de 3 »