O nome da montanha (Huayna)que significa jovem, faze referência literal dum termino dual na ideologia andina (velho – jovem), que existe repetitivamente na denominação de formações geográficas que tem estas caraterísticas no território andino, a palavra Picchu como diz Federico Kauffmann não existe na língua quéchua é possível que esta seja derivada da palavra espanhola “pico”. Esta famosa montanha dá-lhe o impressionante fundo ás mais representativas fotografias de Machupicchu e eleva-se a uma altura de 400 metros acima do mesmo centro arqueológico e a 2659 metros acima do nível do mar, esta formação geográfica e parte do batólito de Vilcabamba. A caminhada até a cima mesma da montanha dura por volta de uma hora numa rota ascendente através de escadas de pedra com as que você deverá ter cuidado durante o período das chuvas na região, além e possível encontrar muitos terraços que tem dificuldade de somente olhar nas impressionantes falésias, a cima esta coroada per uma vela estruturas de pedra, daqui a vista da paisagem e impressionante.
Na zona norte da montanha existe outro sitio importante denominado o templo da lua o da “Pachamama”, o fino trabalho em pedra acredita a teoria.
Finalmente e importante além mencionar que pra ter o privilégio de fazer a visita à montanha de Huayna Picchu além do pagamento adicional de s/64.00 per visitantes nacionais e aqueles que são parte da comunidade andina, e de s/48:00 per estrangeiros, as reservas deverão ser feitas al menos dois meses antes pois somente existe a disponibilidade de 400 espaços em dois horários, as 7:00hrs e as 10h:00.
Sem taxas de reserva de cartão de crédito!