Palcoyo: A cordilheira de Cores que você deve conhecer.

Atualmente, Palcoyo é um destino em ascensão, começando a chamar a atenção daqueles que originalmente planejaram visitar a montanha Vinicunca. E, de fato, esta é a pergunta que todos nós fazemos e provavelmente a razão pela qual você está aquim: por que deveríamos escolher Palcoyo? O que torna a cordilheira de cores Palcoyo única? Venha! Vamos descobrir-lo juntos.

Fotografando a primeiras das montanhas coloridas de Palcoyo

Onde localiza-se Palcoyo?

A famosa Cordilheira de  cores está localizada na extensa cordilheira dos Andes, no distrito de Checacupe, na província de Canchis, no departamento de Cusco, a uma impressionante altitude de 4900 metros acima do nível do mar e aproximadamente a 140 km do centro histórico de Cusco. Este lugar abrange cerca de 9000 hectares de uma paisagem andina singular, pouco comum mesmo na extensa serra peruana. O atrativo deste lugar reside nas cores de suas três principais montanhas, as quais têm uma composição, se não igual, muito semelhante à já famosa Vinicunca, que está a apenas 20 quilômetros de distância, na mesma cadeia montanhosa.

Altitude:

Você alcançará uma altitude máxima de 4900 metros, o que significa que a quantidade de oxigênio no ar diminui consideravelmente, podendo causar reações físicas como náuseas e cansaço. Recomendamos deixar a caminhada até Palcoyo para os dias seguintes à sua chegada a Cusco, para que possa se aclimatar à altitude local.

Clima, estações e temperatura:

Como em toda a região e geralmente na serra do Perú (exceto por algumas poucas exceções), as estacoes e de Palcoyo estao bastante marcadas. Por um lado, temos os meses de chuva, que começam nos primeiros dias de novembro e continuam até a primeira semana de abril; por outro lado, temos os meses secos do ano, que ocorrem entre abril e novembro. Vamos dar uma olhada mais detalhada:

  • Características da temporada de chuvas:

    Os meses de chuva em Palcoyo são acompanhados por algumas nevadas, o que, como você pode imaginar, esto varia significativamente a temperatura circundante, podendo facilmente passar de uma faixa de 10° a 18° graus Celsius para 0° a 10° graus Celsius no momento da neve. É curioso realmente saber que este clima corresponde ao verão em Cusco e que fora desta estação não é possível apreciar o famoso rio vermelho, que também é uma atração deste lugar fantástico.

  • Características da temporada seca:

    Em Palcoyo, os meses secos são marcados por um sol abrasador, incandescente (com radiação muito alta) e céus muito azuis, com temperaturas que poderiam chegar a 20 graus Celsius nos dias mais quentes, contrastando com as geladas brisas que vêm das geleiras circundantes, principalmente do Ausangate 6384 m.a.d.n.m.

    As noites e primeiras horas do dia em Palcoyo (como em toda a região) são gélidas e podem alcançar temperaturas de até 10 graus Celsius abaixo de zero, portanto, não seria conveniente se perder no lugar, embora seja muito, muito improvável.

Dificuldade e acessibilidade

É importante mencionar que Palcoyo está localizado um pouco mais distante do que Vinicunca, porém este detalhe é compensado pela acessibilidade da atração, pois na prática o transporte pode nos levar diretamente ao local, permitindo-nos apreciar, logo de uns minutos após descer do ônibus, a primeira das três montanhas coloridas, e após cerca de 45 minutos de caminhada é possível alcançar o topo e apreciar Palcoyo em todo o seu esplendor.

Em termos técnicos, o acesso a Palcoyo é fácil, pois a rota para pedestres é relativamente plana, com declives suaves e o melhor de tudo, a apenas 45 minutos do topo. Muito mais leve do que a caminhada até Vinicunca, esto ainda tendo em conta as melhoras feitas no momemnto.

O que você pode ver e visitar em Palcoyo?

El bosque de piedras:

Este lugar é um dos mais destacados em Palcoyo. Essas formações rochosas contam uma história de milhões de anos, pois se observarmos algumas das rochas que o compõem, encontraremos o que parecem ser criaturas e/ou formações marinhas fossilizadas. Isso nos faz entender que este lugar já esteve no fundo do mar, mas devido aos processos geológicos (subducção) que ocorreram e ainda estão em curso hoje, ele emergiu para esta altura impressionante, embora também seja possível que retorne ao leito marinho, embora certamente nenhum de nós esteja vivo para testemunhar isso.

O rio vermelho em Palcoyo:

Na parte final da estrada que nos leva a Palcoyo, encontraremos um rio que, durante a época de chuvas na região, aumenta seu volume, arrastando em suas águas o substrato avermelhado que caracteriza a área, criando assim este peculiar “rio vermelho”.

A cordilheira de cores:

Palcoyo não é um atrativo formado por uma única montanha de cores, Palcoyo é composto por três delas. A primeira é vista no início do caminho e as duas seguintes são encontradas na última parada do nosso percurso. Todo o lugar é acompanhado por um extenso tapete vermelho que pode ser visto até nos vales mais profundos formados pelas montanhas circundantes.

Flora e fauna:

Lhamas, alpacas, vicunhas e chinchillas: Conforme adentramos nos terrenos de Palcoyo, encontramos diferentes animais típicos das áreas de altitude do país, passeando pela região. É comum encontrar lhamas e alpacas pelo caminho, que pertencem aos habitantes da comunidade, mas com um pouco de sorte, podemos avistar à distância pequenos grupos de vicunhas passeando pela área ou algumas vizcachas tomando sol entre os rochedos.

Quanto à flora, devido às condições climáticas extremas em Palcoyo, a vegetação não costuma ser muito abundante. Principalmente nas encostas das montanhas, vemos crescendo o “ichu” ou paja brava em quechua, além de alguns cactos adaptados às condições climáticas extremas da área.

uma bonita alpaca em Palcoyo

Como chegar em Palcoyo:

Por conta própria:

Se o seu objetivo é conhecer este belo lugar por conta própria, você deve pegar um ônibus para o distrito Combapata, que pode ser encontrado nas proximidades do Coliseu Casa da Juventude, a apenas 10 minutos do centro histórico da cidade de Cusco. Após pegar o ônibus e viajar por volta de 3 horas até esta vila, você precisará pegar um segundo transporte até o estacionamento da atração, o que deve levar cerca de 40 minutos desde a estação, passando pelos controles onde você deverá pagar pela entrada na atração, para então começar a caminhada pelo circuito e explorar toda a atração. Um conselho é começar esta atividade cedo de manhã (4h), já que os trajetos de carro são longos.

Tudo se torna mais simples se você comta com um transporte privado, no entanto, tenha em mente que é fácil se perder entre os vários caminhos que encontrará. Em caso de dúvida, sinta-se a vontade de perguntar sobre a rota, os moradores locais irão direcioná-lo de maneira muito gentil.

Embora seja muito improvável, lembre-se que não seria conveniente se perder entre estas montanhas, devido ao clima extremo que enfrentará.

Com agência de viagens:

Com os serviços de uma agência de viagens, você pode fazer este percurso tranquilamente, com todos os serviços incluídos. Existem muitas empresas dispostas a oferecer esse serviço, no entanto, não recomendamos que escolha sua agência baseando-se apenas no preço baixo, pois isso pode ser muito problemático.

Aqui mostramos o itinerário que seguimos regularmente:

Descrição do itinerário da visita a Palcoyo em 01 dia:

O percurso para este impressionante cenário começa por volta das 4:00 da manhã, com uma viagem de aproximadamente 2 horas e 30 minutos até a vila de Cusipata, onde serão providenciados serviços de alimentação. Após um tempo adequado no estabelecimento, continuaremos diretamente por mais uma hora, passando pela vila de Pitumarca para finalmente alcançar o principal atrativo, as cordilheiras coloridas. Você não precisará caminhar muito para apreciar adequadamente a paisagem, pois o transporte chega praticamente até o atrativo. Após o tempo apropriado no local, retornaremos pela mesma rota, com uma parada para o almoço. Estimamos chegar à cidade por volta das 17:00 horas.

Se quiser saber mais, clique aqui

Algumas curiosidades sobre o Palcoyo:

Como foi descoberto?

Palcoyo foi descoberto algum tempo depois de Vinicunca se tornar uma rota popular e muito conhecida entre os visitantes, tanto nacionais quanto estrangeiros. Foi por causa dessa situação que os moradores das localidades próximas e ao redor de Palcoyo decidiram também mostrar ao mundo a beleza singular de sua terra.

Assim, entre os anos de 2017 e 2018, Palcoyo começou a ser promovido com o apoio da GERCETUR Cusco, além de receber a infraestrutura necessária para facilitar o acesso e o conforto de seus visitantes.

A que se devem as suas cores?

  • Rosado o fúcsia: argila vermelha, fangolitas (argila rica em silte) e arilitas (areia).
  • Blanquecino: areia de quartzo e calcário.
  • Lavanda: mistura de argila com carbonato de sódio e silicatos.
  • Vermelho: argilas e argilitas.
  • Verde: argilas ricas em ferro magnesiano e cobre.
  • Marrom amarelado: arenitos calcários, limonitas e minerais sulfurosos.

Diferenças entre Vinicunca, Palcoyo e Pallay Punchu

No seguinte quadro, vamos ver as características técnicas mais destacadas não apenas de Palcoyo, mas também em relação a Vinicunca e Pallay Punchu, lugares que poderíamos considerar como seus principais concorrentes devido à semelhança das paisagens.

 

Descrição

Vinicunca 

Palcoyo 

Pallay Punchu 

Altura máxima 5200 msnm 4900 msnm 4700 msnm
Rota do veículo 02 Horas y 30 Minutos 03 Horas y 20 Minutos 03 Horas y 30 Minutos
Caminhada 04 Horas 02 Horas 02 Horas
Dificuldade Física 06 de 10 04 de 10 05 de 10

Atrações

Montaña de Colores, Valle Rojo. 03 Montañas de Colores, Rio Rojo, Bosque de Piedras.  Montaña de colores y laguna langui 
Afluencia de pasajeros 4000 visitantes por dia  1000 visitantes por dia  20 visitantes por dia
Turista com alpacas em Palcoyo

Recomendações para a sua visita ao Palcoyo

Vamos tomar algumas medidas preventivas:

Fazer exercícios antes de vir a Cusco:

O exercício e muito necessário; o mal da altitude ou soroche é um dos problemas mais comuns para nossos visitantes, e este último não importa realmente se somos atletas experientes ou pessoas com alguns quilos a mais, más uma boa condição física sempre nos dará um impulso melhor em nossas atividade,

Realize exercícios de aquecimento:

Embora a dificuldade física em Palcoyo não seja alta, é bastante comum sofrer contrações musculares involuntárias durante o percurso. Aquecer um pouco antes de iniciar a caminhada pode ser decisivo para ter uma experiência mais confortável.

Não recomendamos a visita a Palcoyo para:

Pessoas com problemas respiratórios como asma. Pessoas fumantes. Pessoas com histórico ou problemas cardíacos atuais.

Não se esqueça de levar consigo o seguinte:

Calçados:

Um dos elementos mais importantes durante sua visita. Certifique-se de que seus sapatos sejam adequados para trekking, com sola grossa. A geografia de Palcoyo é íngreme e irregular; de preferência, use sapatos de cano alto para se proteger de torções.

Protetor solar:

Embora a sensação térmica em Cusco seja relativamente baixa em comparação a países e áreas mais quentes, devido à altitude, a radiação é muito mais forte. Como a atividade é realizada ao ar livre, é necessário ter cuidado especial com este detalhe.

Bastões de trekking:

Eles serão muito úteis durante sua subida até Palcoyo, especialmente em seu famoso bosque de pedras.

Capa de chuva:

O clima nas cordilheiras de Cusco e geralmente em todos os Andes é bastante imprevisível. Levar um casaco impermeável ou uma capa de chuva será muito importante em qualquer período do ano para ficar totalmente preparado para esta aventura.

Roupa extra:

Para trocar ao final da atividade, pois o esforço físico pode deixá-lo com sensação de umidade permanente.

Lanches:

Mesmo que você tenha um serviço completo contratado, a atividade física que você realizará consome mais energia do que você imagina. Alguns lanches como biscoitos e frutas secas serão a resposta necessária para suas necessidades físicas.

Quanto custa a entrada para Palcoyo?

Na maioria das agências de viagem na cidade de Cusco, você encontrará preços variando entre 50 e 100 dólares, dependendo do tipo de serviço e das comodidades que você deseja durante sua viagem a Palcoyo. Além disso, você deve considerar um valor adicional para gastos durante o trajeto, especialmente em moeda local (nuevos soles) para facilitar suas compras e atividades fora do passeio.

Wayraq Peru tem para voce um marabilhoso roteiro de visita a Palcoyo quer saber um poco mais?

Qual é a melhor época para viajar para Palcoyo?

A melhor época para visitar Palcoyo dependerá de suas necessidades e expectativas. Geralmente, diz-se que a melhor época é durante a temporada seca em Cusco, mas é importante considerar o quanto os serviços costumam estar lotados nessa época. Por outro lado, embora a época chuvosa esteja presente na região, é nesse período que a paisagem apresenta uma beleza única que muitos não querem perder. Isso requer um pouco de resiliência. Quer saber mais?

Visita Turistica em Palcoyo

Postagens relacionadas

Redes Sociais

9600

Seguidores

56

Seguidores

29

Assinantes

Assine a nossa newsletter

Subscreva a nossa Newsletter e ganhe 20% de desconto nas suas reservas